quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Interview

Como prometi, no novo 'EXTRA' responderei algumas perguntas dos leitores de Terra MorTa, ou seja, vocês, doidos.

Tinha muitas (MUITAS MESMO!) perguntas no meu email. Se eu fosse responder todas não seria um post, e sim um capítulo novo, de tantas. Ficaria muito grande. Então, selecionei as menos "no-sense", sem ofensas. Espero que curtam!




De onde surgiu a idéia para Terra Morta? Se inspirou em algum filme?
Quando comecei a escrever TM, tinha acabado de sair de um relacionamento destruidor, que me deixou na sarjeta. Havia perdido emprego, meu nome estava sujo, não saía de casa pra nada. Só continuei assistindo meus filmes e seriados pra passar o tempo. Foi quando pensei em morrer. Seria tão mais fácil se o mundo fosse tomado por zumbis. Tudo acabaria mais fácil. Então coloquei esse "desejo" no papel. Me sentia no escuro, sem perspectiva e sendo perseguido pelas lembranças ruins. Decidi "me" colocar num freezer desligado, preso, cercado por eles. Meu maior pesadelo na época, na vida real a na história. Consegui, com Terra MorTa, esquecer o que havia passado aos poucos. As cicatrizes se foram e o amor à TM ficou. E tá aí até hoje.


Tiago é um alter ego explícito de você mesmo, autor. Estou correta?
Sim. Desde que comecei a escrever TM, decidi que o "herói" seria exatamente como eu, em todos os sentidos. Personalidade, físico, sonhos, habilidades, cada detalhe. Tanto que quando escrevo tento me imaginar naquela situação e descobrir o que faria. Tanto que, quando escrevi o Capítulo 15 - Sob as ruas de São Paulo, Tiago deu um "piti". Estava estressado, sob pressão do grupo. Na mesma época eu estava meio sem foco na história e os leitores começaram a me cobrar. Minha mãe me cobrava para ir procurar um emprego. Eu me cobrava por algo pessoal. Foi quando houve a explosão de Tiago no esgoto. Tiago vai fazer muita coisa ainda que eu queria fazer. Ou talvez até já tenha feito.


Você usa filmes como inspiração? Quais?
Desde o princípio, evito assistir ou até ler qualquer coisa relacionada a zumbis, para não correr o risco de me "inspirar" e acabar copiando algo alheio.
Se tem algo que não aceito é cópia, ou como gostam de entitular para mascarar o plágio, "homenagens". Estou louco pra começar a ler Zona Morta ( http://www.zonadosmortos.rg3.net/ ), mas só vou fazê-lo quando terminar TM. Minha única confissão é a seguinte: meu filme preferido é Madrugada dos Mortos, pra mim o maior e MELHOR filme de zumbis já feito. Então se tenho uma fonte de inspiração é essa, sem dúvida. Até encomendei meu encadernado de "The Walking Dead - Volume 1", mas não há chance de copiar algo da história, visto que já a li há algum tempo.


Você tem a história já bolada em sua cabeça?
Tenho parte dela. Sei o que cada personagem está fazendo na trama e para que está ali. Sei qual o futuro da maioria deles e sei o que é o tal "vírus". Sei os motivos de cada um, sei porque tudo começou em Jaboticabal, sei quais as causas e sei se há cura ou não. Porém, ainda não tenho a história 100% completa em minha cabeça. Digamos que está nos 75%. O final? Nem me perguntem. Por outro lado, já tenho a continuação completa em um caderno, guardada em minha escrivaninha. A escrevi há um mês. Um grande rascunho. Tô pensando em entitular como "TM - Semente da morte" ou "TM - O nascimento da morte/do mal". Não vou dizer nada sobre, é segredo. Se bem que dá uma vontade...


Você pretende mesmo lançar um livro?
Claro. Por que não? Não seria de todo mal. Acredito que eu escreva bem e tenho capacidade para manter alguns leitores entretidos enquanto lêem. Escrevo por prazer, e é isso que faz diferença. Por isso não dou muita importância com as cobranças aqui (Agora vocês me matam!). Escrevo quando estou bem, ou quando quero estar bem, para me distrair. A Editora LivroPronto já se mostrou interessada em publicar TM. Consegui chamar atenção de um jornalista e de um escritor/editor. Já entrei em contato com outra Editora (ainda não posso citar nomes) e tenho confiança no peso de Terra MorTa. Se não der certo, paciência. Fica aqui no blog mesmo. Vai ser lida de qualquer maneira, né?


Por que você não gosta da Daniela?
Não é que eu não gosto. A Dani só entrou na história pra morrer. Acho que muitos sabem disso. Porém, os leitores simpatizaram tanto com ela (mais do que eu esperava) que fui praticamente obrigado a mantê-la viva. Acredito que a aceitação seja maior por parte dela do que pelo próprio protagonista. Não sei o que ela tem de mais. É só uma garota linda, simpática, divertida, corajosa... É, acho que sei o porque.


Abigail são mesmo mãe e filha?
Lizzy disse isso, né? Então...


Qual seu personagem favorito?
Precisa mesmo dizer? He he he... Meio óbvio dizer, mas com certeza é o Tiago, por motivos que dispensam comentários. Seria estranho eu não tê-lo como preferido, concorda? Depois dele vem Yulia, Lizzy, Pooh, Oliver e Abigail.


Como vai ser o fim de Terra Morta? Aliás, vai ter mesmo um fim?
Com certeza terá um fim. Não é depois de um ano que eu vou desistir assim, concorda? Como vai ser o fim? Leia e saberá!



.

3 comentários:

[TJS] Gustavo disse...

cara...tomare que vc consiga fazer o livro do TM...eu vo compra...msm q eu já tenha lido ele aqui no blog eu vo compra ele...quero ter ele aki eim kza

Raquel Rocha disse...

EU COMPRO SE LANÇAR!! E ainda vou ser a primeira da fila e se vc não autografar o meu pimeiro EU DOU UMA DE ZUMBI! Huahuahuahuaua...Adorei a entrevista, a primeira pergunta e resposta me surpreenderam mesmo! As outras eu ja tinha uma noção...E bem q vc poderia deixar a Dani mais palhaça de novo né!? Huahuahauhauhauahauh

Ainda lembro do 1º dia do nosso treinamento, que chegamos muuuuito cedo, e nós começamos a conversar e vc escreveu no meu caderninho o endereço do blog....Cara, eu não imaginava q seria tão booom....

Beijããõ!

Anônimo disse...

Toy velhow ... mto show seu blog ... ja sabe neh ? 1º livro que sai eu compro c(= ... ah ... sabe o tal do Zona Morta ? Cara não chega nem aos pés do TM kra ... flw continua assim velhow blog mto show !

 
©2009 As informações publicadas neste blog estão registradas na Biblioteca Nacional e são acessíveis a qualquer usuário, mas não é permitido copiar, baixar ou reutilizar. Quaisquer tipos de uso, como reprodução, modificação, distribuição, transmissão ou exibição em outros sites, são proibidos. A cópia ou utilização sem a prévia autorização do autor constitui crime federal.